MANUAL GERAL DE USO DO SGE


Manual para uso das funcionalidade do SGE - Sistema de Gestão Estratégica.

Você aprenderá os seguintes tópicos:

CONCEITOS SOBRE AÇÃO E ATIVIDADE
AÇÃO: Segundo a Diretoria de Planejamento Estratégico da Unitins, uma ação “Serve para organizar e direcionar as atividades necessárias para a obtenção de um resultado que pode ser: um projeto, serviço ou solução de um problema. Visa a conclusão dessas atividades dentro de prazos estipulados. Ações, em sua maioria, são as de maior relevância, que geralmente se desdobram em atividades menores que compõem o resultado final da Ação.
ATIVIDADE: Segundo a Diretoria de Planejamento Estratégico da Unitins, uma atividade “É o desdobramento de uma Ação, possibilitando um melhor detalhamento e acompanhamento. No SGE o demandante da Ação poderá ser responsável direto pelas demais Atividades vinculadas ou poderá delegar a outras pessoas ou departamentos a sua execução”.

 

1.Criar uma Ação

O inicio do processo do sistema SGE é feito por meio do cadastro da ação. O cadastro de uma ação poderá ser realizado em dois lugares, de acordo com a imagem abaixo.

No menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Cadastrar" ou o submenu "Minhas Ações".

Forma 1: Se escolher a primeira opção do submenu "Cadastrar", será apresentada a tela do cadastro, conforme imagem abaixo. Preencha os campos solicitados na tela.

A sua ação terá atividades? Se houver, selecione a opção "Possui atividades relacionadas". 

Forma 2: A outra opção de cadastrar a ação é no submenu "Minhas Ações", clique no ícone + que fica no canto superior direito.

A tela do cadastro da ação será apresentada, preencha os campos. 

A sua ação terá atividades? Se houver, selecione a opção "Possui atividades relacionadas". 

 

Finalizado o preenchimento dos campos, clique em "Cadastrar".

Os proximos passos serão detalhados a seguir.

 

2. Criar uma Atividade 

Para o cadastro das atividades é necessário que você já esteja com a ação criada e selecionada a opção "Possui atividades relacionadas".

Importante ressaltar que as atividades precisarão ser desdobradas, ou seja, precisará que outro (s) setor (es) da Unitins execute determinada ação para que a mesma possa acontecer.

Para criar, vá no menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Minhas Ações", localize a ação que irá criar as atividades. Ao localizar,  clique nas ações "editar", selcione a aba “Atividades”, clique no botão +.

Preencha os campos e clique em "Cadastrar". Repita o mesmo processo até que faça o cadastro de todas as atividades.

 

3. Incluir parcerias externas 

Da mesma forma que foi apresentado o cadastro de uma atividade, um parceiro só poderá ser vinculado a uma ação existente, ou seja, é necessário existir a ação. 

Para criar, vá no menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Minhas Ações", localize a ação que irá vincular o parceiro, clique na ação "editar", selcione a aba “Parceiros”, clique no botão +.

Dica: No círculo em vermelho estão os parceiros já cadastrados no sistema. Para incluir um ou mais parceiros, basta clicar no botão “Selecione” e faça a pesquisa pelo nome do parceiro. Após localizado, basta clicar no botão “Add Parceiros a Ação” que está destacado em na cor verde.

Caso o parceiro não esteja listado, você poderá cadastrá-lo,  clique no ícone +, preencha os dados cadastrais. 

Para localizar o parceiro que você acabou de cadastrar, faça o procedimento de pesquisa e clique no botão "Add Parceiros a Ação".

 

4. Incluir atividades para as parcerias externas

Seguindo o fluxo, primeiramente precisará existir uma ação cadastrada para que a aba “Atividades de Parceiros” possa aparecer. Após o cadastro da ação, basta vincular o(s) parceiro(s) e/ou cadastrar, conforme descrito no passo a passo anterior, na ação 3 (A sua ação téra parceiras externas?). Para criar, vá no menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Minhas Ações", localize a ação que irá vincular a atividade do parceiro, clique na ação "editar", selcione a aba “Atividades de Parceiros”, clique no botão +.

Preencha as informações solicitadas na tela e apos clique em "Cadastrar".

 

Dica: Importante ressaltar que os parceiros não terão acesso ao SGE. Assim, as atividades vinculadas aos mesmos, servirão para indicar que o parceiro executou alguma atividade para que a ação ocorresse.

O valor informado na tela de atividades de parceiros, seria como a contrapartida financeira que o mesmo deu para a ação em questão.

 

5. Solicitar a aprovação da Ação

Após o cadastro da ação, você precisará solicitar a aprovação. O botão para solicitar a aprovação será apresentado na parte superior da tela, conforme ilustra a imagem abaixo.

Localize a ação que você criou e clique "Solicitar aprovação"

 

 

Uma outra forma de solicitar a aprovação, vá no submenu “Minhas Ações”. Localize a sua ação e selecione "Clique para Solicitar".

 

Dica: Observe que a coluna “Aprovação” não trás somente o link para solicitar a aprovação de uma ação, como também, a situação de cada ação como, por exemplo, se a ação está aguardando aprovação ou se já foi aprovada ou não.

Quando a ação passa para o status “Aprovada”, significa que a reitoria como último nível de aprovação das ações, aprovou a mesma. Somente a partir da aprovação desta aprovação que uma ação poderá ter andamento dentro do SGE, ou seja, poderá ter

lançamento das evidências, alterações nos dados cadastrais da ação, inclusão e/ou modificação de atividades, parceiros e atividade de parceiros, além de poderem ser concluídas as atividades e a própria ação.

 

6. Incluir ocorrências na Ação e Atividade

Uma ocorrência é algo que você queira informar aos aprovadores sobre um possível problema na execução da ação como, por exemplo, o motivo de sua ação ainda não ter sido concluída. A imagem abaixo, ilustra onde encontrar o ícone para cadastro de ocorrência(s) para uma ação.

No menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Minhas Ações", localize a ação e clique no botão de ocorrências.

Faça o preenchimento da ocorrência e salve.

O mesmo procedimento também poderá ser feito na Atividade.

No menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Minhas Atividades", localize a ação e clique no ícone cadastro das ocorrências. A imagem abaixo apresenta o cadastro.

 

Faça o preenchimento da ocorrência e salve.

 

7. Cadastrar as Evidências

Pimeiramente vamos entender o que é uma evidência. A evidência é a comprovação de algo que foi realizado, ou seja, você poderá incluir as evidências tanto na ação quanto na atividade

Abaixo, estaremos lhe apresentando como inserir as evidências.

 

7.1. Incluir as evidências na Ação
 

A opção de inserção das evidências na ação ficará habilitada, desde que a sua ação esteja com a opção “Atividades relacionadas” marcada como “Não possui atividades relacionadas”. 

As evidências podem ser imagens e/ou documentos PDF que demonstrem o que foi executado. Vale ressaltar, que para o Relatório de Gestão,  somente as imagens que foram postadas sairão no relatorio. Já as evidencias em PDFs ficaram salvas na ação para consultas futuras.

A imagem abaixo,  ilustra onde encontrar o botão para o lançamento de evidências para uma ação.

No menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Minhas Ações", localize a ação e clique no ícone cadastro das evidências.

 

Dica: A opção do cadastro das evidências será habilitado, somente após a aprovação da reitoria.

 

7.2. Incluir as evidências na Atividade 

As inserção das evidências na atividade ficará habilitada, desde que a sua ação esteja com a opção “Atividades relacionadas” marcada como “ Possui atividades relacionadas”. 

As evidências podem ser imagens e/ou documentos em PDF que demonstrem o que foi executado. Vale ressaltar, que para o Relatório de Gestão,  somente as imagens que foram postadas sairão no relatorio. Já as evidencias em PDFs ficaram salvas na atividade para consultas futuras.

A imagem abaixo,  ilustra onde encontrar o ícone para o lançamento de evidências na atividade.

No menu "Ações e Atividades", selecione o submenu "Minhas Atividades", localize a ação e clique no ícone cadastro das evidências.

 

Dica: A opção do cadastro das evidências será habilitado, somente após a aprovação da reitoria.

 

8.  Concluir a Ação e Atividades

A conclusão de uma ação ou atividade acontecerá quando a mesma foi executada e finalizada.

Em se tratando das evidências, caso não tenha, você deverá concluir a atividade e ação, mesmo sem a evidência.

Vale ressaltar, se a sua ação possuir atividades, o primeiro passo é a conclusão das atividades e após a conclusão da ação.

 

8.1. Concluir as Atividades

Somente o responsável pela atividade poderá concluí-la, portanto o responsável terá que executá-la no sistema SGE. Importante validar se todas as evidências foram lançadas.  

Para concluí-la, acesse o menu “Ações e Atividades” e clicar no submenu “Minhas Atividades”.

Conforme ilustra a imagem abaixo, você deverá clicar no link “alterar” localizado na coluna “Status da Atividade” e realizar a ação de concluir.

 

 

Ao clicar no link mencionado, será aberta a tela de fechamento, conforme imagem abaixo.

Dica:  A imagem ilustrada abaixo, será apresentada se você escolher a opção “Concluída”, você deverá informar os quantitativos no passo 2.

Se a sua atividade não for possivel ser quantificada, basta informar o valor 0 (zero) e prosseguir com o preenchimento e executar o passo 3.

Caso a opção escolhida no passo 1 for “Não Concluída”, será aberto um campo de texto para que seja informado o motivo da não conclusão da atividade.

 

 

8.2. Concluir a Ação

Somente o responsável pela ação poderá concluí-la, portanto o responsável terá que executá-la no sistema SGE. Importante validar se todas as evidências forma lançadas.  

Para concluir uma ação, observe a imagem abaixo, acesse o menu “Ações e Atividades” e clique no submenu “Minhas Ações”.

Conforme ilustra a imagem, você deverá clicar no link “alterar” localizado na coluna “Status” para realização da ação de conclusão. 

 

Ao clicar no link mencionado, será aberta a tela de fechamento, conforme imagem abaixo.

Dica: Se a ação que estiver sendo concluída, possuir atividades relacionadas e todas as atividades estiverem concluídas, o passo 2 irá trará a somatória de cada campo que foi informado por cada atividade concluída da ação.

A imagem ilustrada abaixo, será apresentada se você escolher a opção “Concluída”, você deverá informar os quantitativos no passo 2.

Se a sua atividade não for possivel ser quantificada, basta informar o valor 0 (zero) e prosseguir com o preenchimento e executar o passo 3.

Caso a opção escolhida no passo 1 for “Não Concluída”, será aberto um campo de texto para que seja informado o motivo da não conclusão da atividade.

 

9. Clonar uma Ação

A clonagem serve para que seja reaproveitado uma ação que poderá acontecer nos proximos anos.

Para clonar, observe a imagem abaixo. Acesse o menu “Ações e Atividades” e clique no submenu “Minhas Ações”.

Selecione a opção "Clonar Ação". 

Dica: Uma ação clonada precisará ser editada para correção dos seus dados e posteriormente solicitada aprovação da mesma.

 

 

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